Search
Close this search box.

Arthur Lira x Lula: tensão entre os poderes volta a acender alerta no governo

Lula

Disputa entre Lira e Lula envolvem emendas e projetos de interesse do governo que podem não sair do papel

Depois de mandar mais uma indireta ao presidente Lula – avisando que o governo precisará se esforçar para aprovar novos projetos de sua autoria – o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), indicou às lideranças partidárias que poderá autorizar a instalação de pelo menos cinco Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) na Casa. 

De acordo com interlocutores do deputado alagoano, a medida seria uma represália à demissão do primo de Lira, Wilson César de Lira Santos, do cargo de superintendente do Incra em Alagoas. A saída do parente do deputado ocorreu após as declarações contra o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Apesar de não ter aberto sobre quais seriam as CPIs que irão funcionar na Câmara, algumas aparecem como “favoritas”: CPI dos Respiradores – que envolve o nome do ministro da Casa Civil, Rui Costa – CPI do Abuso de Autoridade  – que envolve ministros do STF –  e a CPI da ilha de Marajó, que investiga acusações de abuso sexual contra menores.

Como o Paradoxo BR mostrou, Arthur Lira afirmou ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, que a Cãmara dará total apoio à conclusão de projetos, como a reforma tributária. Contudo, Lula, o presidente da casa confidenciou a Rui Costa que o governo Lula, a partir de agora, “terá que se esforçar para obter os votos necessários para aprovar as propostas”

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *