Search
Close this search box.

Arthur Lira x Lula: quem vencerá a batalha da reforma administrativa?

Reforma

Lula x Lira: saiba quais são as diferenças que podem emperrar a aprovação da reforma administrativa na Câmara

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), já começou a articular a votação da próxima matéria de grande importância no Legislativo: a reforma administrativa.

Sem ainda oferecer comentários sobre a disputa diplomática entre Brasil e Israel – além das recentes violações dos gabinetes dos deputados – Lira acredita que as novas regras devam entrar em pauta após a conclusão da regulamentação da reforma tributária.

“Trata-se de uma proposta que mantém as conquistas, mas que, acima de tudo, busca eficiência e uma melhor prestação de serviço à população”, comentou Lira, ao citar a PEC 32/2020, apresentada na gestão do então presidente, Jair Bolsonaro (PL).

A votação da PEC, entretanto, deve colocar mais uma vez Lira em disputa com Lula e a base governista no Legislativo. Enquanto o presidente da Câmara defende o fim da estabilidade irrestrita dos servidores, o governo petista pretende manter antigas regalias.

Reforma administrativa: a batalha entre Lula e Lira

A maior polêmica que envolve a eventual aprovação da reforma administrativa é a que aborda a demissão de funcionários do estado. Na visão de Arthur Lira, a proposta deve incluir o item que prevê a demissão de funcionários públicos, incluindo por incompetência. O governo Lula discorda e quer manter a estabilidade dos funcionários, com desligamento apenas em casos de “ilegalidade”.

Lira pretende extinguir os adicionais recebidos por tempo de serviço, para aliviar o orçamento. Por sua vez, Lula não quer alterar o benefício, mantendo a remuneração extra por itens como desempenho profissional e antiguidade no cargo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *