Arthur Lira lamentou suposta agressão sofrida por filho do ministro do STF. Na postagem, o presidente da Câmara foi enquadrado por usuários do Twitter que o cobraram sobre o 8 de Janeiro e reforma tributária
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) foi alvo de duras críticas, ao postar em sua conta no Twitter mensagens de solidariedade ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes e sua família. Moraes foi ofendido e seu filho supostamente agredido na última sexta-feira (14) no Aeroporto Internacional de Roma, na Itália, quando retornava de uma palestra no Fórum Internacional de Direito organizado pela Universidade para Estrangeiros, em Siena.
Minha solidariedade ao ministro do STF, Alexandre de Moraes, e sua família agredida no aeroporto de Roma. É inaceitável que se use o argumento de liberdade de expressão para agredir, ofender e desrespeitar autoridades constituídas. Isso não pode continuar. [+]
— Arthur Lira (@ArthurLira_) July 15, 2023
Em uma das respostas ao tuíte, uma usuária da rede questionou se o cruzeiro marítimo que contou com a presença do cantor Wesley Safadão “já havia terminado”. A pergunta foi uma referência à pressa que Arthur Lira teve em votar os dois turnos da PEC que altera o sistema tributário nacional.
Acabou o Cruzeiro do Safadão??
— Lu Sapelli (@LucianaSV29) July 15, 2023
Em outro comentário do Twitter, um brasileiro que aparentemente mora na Itália apontou que ministros da Suprema Corte brasileira não contam com o mesmo prestígio em solo italiano. A postagem ainda pontuou sobre casos de pessoas presas no 8 de janeiro que não chegaram a invadir e depredar as sedes dos três poderes.
Autoridade no Brasil, aqui fora não passa de uma pessoa simples.
Não quer ser criticado por seus atos não os cometa.
Dia 8 de Janeiro várias crianças menores de idade presa e Vsa. Senhoria teceu algum comentário a respeito?
Hipocrisia!— ƁσƖѕσIcє (@IceSohei) July 15, 2023
Em mais um tuíte, foi destacado que Alexandre de Moraes, nem Arthur Lira, eram autoridades constituídas fora do Brasil, principalmente por não ter sido uma viagem oficial.
João , lá na Itália o Moraes não é autoridade constituída . E o Lira nos Estados Unidos , não é autoridade coisíssima nenhuma . Não é viagem oficial .
— CarlosAndre (@CAndre51) July 16, 2023
Arthur Lira e Moraes são questionados na internet e PGR pede informações sobre caso
Até a manhã desta segunda-feira (17) nenhuma imagem da suposta agressão cometida contra Moraes e sua família, havia circulado nas redes sociais. Roberto Mantovani Filho, o filho Giovanni Mantovani, Andrea Munarão, e Alex Zanatta, foram abordados pela Polícia Federal ao desembarcarem no aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. A Procuradoria-Geral da República afirmou que irá “tomar as medidas adequadas sobre o caso”.