Search
Close this search box.

Arthur Lira fica com mais poderes após formação de “superbloco” na Câmara

Lira e Lula

Arthur Lira no controle. O presidente da Câmara demonstrou nesta quarta-feira (12) que seus poderes continuam mais fortes do que nunca na casa legislativa.

No fim da tarde de hoje, o parlamentar anunciou a formação de um superbloco de aliados, composto de 175 integrantes das legendas PP (partido de Lira), União Brasil, PDT, PSB, Solidariedade, Avante, Patriota e Cidadania-PSDB.

O número de deputados federais que concordaram em se aliar a Lira ultrapassa, inclusive, o mínimo necessário – segundo o regimento – para a instalada de comissões parlamentares de inquéritos (CPIs) e aprovação das propostas de emenda á Constituição (PECs).

Na prática, o superbloco de Lira irá atingir diretamente todas as decisões do centrão, da base governista e também da oposição, liderada pelo PL.

O partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) tem hoje 99 deputados, enquanto a base de Lula conta com 81, formada por Rede, PV e PC do B.

Arthur Lira tem Lula e a oposição nas mãos

A decisão de compor o superbloco que será capitaneado por Arthur Lira foi uma reação à recente união do MDB com o PSD, Podemos, PSC e Republicanos, que hoje contam com 142 deputados e agora são o segundo bloco mais forte da Câmara.

Com o superbloco anunciado hoje, além de ter em mãos números para aprovar PECs e CPIs, Arthur Lira ganha ainda prioridade na hora das indicações para formação de colegiados que analisam medidas provisórias (MPs).

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *