Search
Close this search box.

Arrecadação de impostos sobe em fevereiro. Mas governo Lula quer mais

Arrecadação em alta. Apesar dos planos de Lula de aumentar ainda mais os impostos, os números divulgados nesta quinta-feira (22) pela Receita Federal comprovam que nunca se colheu tanta tributação no Brasil há mais de duas décadas.

Segundo o levantamento, em fevereiro o volume de impostos arrecadados pela União chegou perto dos R$ 159 bilhões – a maior soma já apurada para este mês, desde 2000, durante a gestão de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Já no comparativo com fevereiro de 2022, o crescimento real da arrecadação ficou 1,28% acima da inflação, com correção feita pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

No acumulado do ano, a arrecadação alcançou a marca dos R$ 410 bilhões, representando acréscimo acima da inflação de 1,19%. Novamente, o valor é o maior desde 2000.

Arrecadação: os motivos do recorde

Para Claudemir Malaquias, que chefia o Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros, a alta na arrecadação se deve à boa atividade econômica registrada no mês de fevereiro em quase todo o país.

“Percebemos que o desempenho da atividade econômica continua sendo determinante para o resultado da arrecadação. Neste mês de fevereiro, temos a surpresa positiva do desempenho da massa salarial, que significa que a atividade econômica também vem acompanhada de uma retomada do nível de emprego”, disse o dirigente em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira.

Vale destacar que os números sobre emprego e desemprego relacionados ao ano de 2022 mostraram melhora no mercado de trabalho.
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) feita pelo IBGE, a taxa média anual de desemprego no Brasil caiu para 9,3% em 2022, alcançando o menor patamar desde 2015, segundo os dados ). De acordo com o estudo, estes números indicam a recuperação do mercado de trabalho depois da pandemia de covid-19.

Em contrapartida, o IBGE mostrou que a taxa de desocupação voltou a crescer no trimestre entre novembro de 2022 e janeiro de 2023, primeiro mês do governo Lula. O índice subiu para 8,7% no comparativo ao trimestre anterior, que era de 8,2%.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *