Search
Close this search box.

Argentina se prepara para anunciar taxa de juros a quase 100%

Argentina

Argentina deve passar de 91% a 97% ao ano sua taxa básica de juros. Outras medidas preveem alterar o mercado de câmbio

O governo argentino se prepara para subir mais uma vez a taxa básica anual de juros. A informação foi divulgada no domingo (14) pelo periódico local Clarin, que justificou a alteração em razão da inflação mensal ter atingido 8,4% em abril. O anúncio deverá acontecer nesta segunda-feira (15)

De acordo com informações de bastidores, além de aumentar de 91% para 97% a taxa equivalente à Selic brasileira, o Banco Central também irá intervir no mercado de câmbio. A medida, segundo o jornalista Juan Manuel Barca, servirá para conter a demanda por dólares.

O governo brasileiro, incluindo o próprio ‘presidente’ Lula, tem sido um dos mais fortes críticos da manutenção da Selic em 13,87%. Em contrapartida, Lula chegou a elogiar o desempenho da economia da Argentina em sua visita ao país em janeiro.

“A Argentina terminou o ano de 2022 numa situação privilegiada”, apontou Lula. “Não apenas na economia, na política, mas no futebol. Pela 1ª vez, torci para a Argentina ser campeã do mundo porque eu achava que o Messi não poderia terminar a carreira dele sem ser campeão do mundo. Foi. Está bom. Chega. Agora tem que ser a vez do Brasil”, comparou.

O presidente argentino tem atuado de forma semelhante. Sobre a disparada do dólar, Alberto Fernández escolheu culpar “a direita”.
“É uma prática permanente da direita argentina”, afirmou Fernández em coletiva de imprensa. Segundo o mandatário, a oposição atuaria como um especulador no mercado.

“(Eles) espalham rumores pela manhã, operam durante todo o dia e, quando a tarde termina, retiram sua rentabilidade do mercado de câmbio e, assim, prejudicam as economias da maioria dos argentinos”, acusou.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *