Search
Close this search box.

Aproximação com Rússia pode arranhar relações com governo sueco, diz jornalista

Aproximação de Lula com Putin e declarações desastrosas sobre Ucrânia podem interromper compra de caças da Suécia

Informação divulgada pelo jornalista Claudio Dantas aponta que a compra de mais caças fabricados pela Suécia pode ser cancelada, em virtude do alinhamento do governo Lula com a Rússia.

As recentes declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), além da recepção do chanceler Sergei Lavrov que acontece nesta segunda-feira (17) podem ter influenciado diretamente no “humor” do governo sueco.

O ministro da Defesa, José Múcio, afirmou na semana passada que o Brasil estudava a aquisição de mais 40 aeronaves Gripen NG, além das 36 em processo de entrega. Porém, a postura brasileira pró-Vladimir Putin estaria pesando em novas transações.

“Numa situação extrema, de aprofundamento da guerra, até o atual contrato fica prejudicado”, afirmou um oficial das Forças Armadas Brasileiras ao jornalista da Jovem Pan.

Há ainda a temeridade de que informações confidenciais do acordo entre Brasil e Suécia possam ser passadas para os russos.

Aproximação perigosa: Rússia chega para encontro com Lula em meio à crise internacional

Como o Paradoxo BR mostrou, o ministro das relações exteriores, Sergei Lavrov, chegou hoje em Brasília para reuniões diplomáticas e estratégicas com o representante do Itamaraty, ministro Mauro Vieira. Na pauta entre os chanceleres estão temas como relações comerciais e guerra na Ucrânia.

Em nossa reportagem de 12 de abril, revelamos que o avião que transportou Sergei Lavrov ao Brasil trazia em seu compartimento de carga 5 toneladas de equipamentos não divulgados pelo governo Russo.

Segundo informações publicadas pelo Latin America Insider, o Ilyushin IL-76 das Forças Aeroespaciais da Rússia pode ter embarcado em seu interior “barras de ouro, equipamento de inteligência ou dinheiro não declarado na receita”.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *