Aproximação de Lula com Putin e declarações desastrosas sobre Ucrânia podem interromper compra de caças da Suécia
Informação divulgada pelo jornalista Claudio Dantas aponta que a compra de mais caças fabricados pela Suécia pode ser cancelada, em virtude do alinhamento do governo Lula com a Rússia.
As recentes declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), além da recepção do chanceler Sergei Lavrov que acontece nesta segunda-feira (17) podem ter influenciado diretamente no “humor” do governo sueco.
O ministro da Defesa, José Múcio, afirmou na semana passada que o Brasil estudava a aquisição de mais 40 aeronaves Gripen NG, além das 36 em processo de entrega. Porém, a postura brasileira pró-Vladimir Putin estaria pesando em novas transações.
“Numa situação extrema, de aprofundamento da guerra, até o atual contrato fica prejudicado”, afirmou um oficial das Forças Armadas Brasileiras ao jornalista da Jovem Pan.
Há ainda a temeridade de que informações confidenciais do acordo entre Brasil e Suécia possam ser passadas para os russos.
Aproximação perigosa: Rússia chega para encontro com Lula em meio à crise internacional
Como o Paradoxo BR mostrou, o ministro das relações exteriores, Sergei Lavrov, chegou hoje em Brasília para reuniões diplomáticas e estratégicas com o representante do Itamaraty, ministro Mauro Vieira. Na pauta entre os chanceleres estão temas como relações comerciais e guerra na Ucrânia.
Em nossa reportagem de 12 de abril, revelamos que o avião que transportou Sergei Lavrov ao Brasil trazia em seu compartimento de carga 5 toneladas de equipamentos não divulgados pelo governo Russo.
Segundo informações publicadas pelo Latin America Insider, o Ilyushin IL-76 das Forças Aeroespaciais da Rússia pode ter embarcado em seu interior “barras de ouro, equipamento de inteligência ou dinheiro não declarado na receita”.