Tiago Pavinatto – um dos apresentadores mais populares da Jovem Pan – acaba de lançar um livro que coloca “os pingos nos is” sobre a verdadeira identidade de Lampião – um dos grandes heróis esquerdistas
Com direito a filas de admiradores que dominaram o interior do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista em busca de uma selfie ou autógrafo, o autor, advogado e comentarista da Jovem Pan, Tiago Pavinatto apresentou ao público sua mais recente publicação: “Da Silva: A Grande Fake News da Esquerda”.
O título pode até ser ambíguo – assim como a arte da capa. Porém, o escritor não deixa dúvidas: o principal objetivo da obra é derrubar o mito construído e mantido pelos partidos de esquerda de que Virgulino Ferreira da Silva, o cangaceiro Lampião, foi um “verdadeiro herói nacional”.
“Desde o Prestes, na década de 1920, a gente tem um endeusamento como herói de um dos maiores criminosos da história do Brasil”, afirma Pavinatto.
“Neste ano de 2023, ele ainda foi homenageado pela (escola de samba) Imperatriz Leopoldinense, que ganhou o carnaval do Rio de Janeiro e estava lá próxima do PT, e dos artistas que dizem defender as mulheres. Na verdade, Lampião foi um dos maiores estupradores da história, foi um notório racista, um criminoso em todas as vertentes do crime”, aponta o escritor.
Confira parte da descrição da obra do autor e comentarista da Jovem Pan, Tiago Pavinatto
Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, nunca foi herói ou vingador. Terrorista mercenário que extorquia os ricos e destroçava a vida dos pobres com sadismo bestial, foi um criminoso serial que promoveu uma simbiose entre o cangaço e o coronelismo e, na prática, tornou se um coronel itinerante de coronéis sedentarizados.
Agente da miséria a soldo dos donos do poder que sempre lucraram com essa miséria, Lampião compartilhou com eles esse lucro: O proletariado miserável, pobre e mediano era vítima desse cangaceiro parasitário e sádico.
A falsa estética do seu heroísmo, a grande mentira do mito de Lampião foi engendrada pelo comunismo brasileiro em meados da década de 1920. Fake news perversa, o retrato de Lampião como herói ou injustiçado ou qualquer coisa que o valha é, em última análise, um fenômeno produzido pela estupidez humana canalizada para o coletivo da esquerda brasileira.
Ficha técnica
Da Silva: a Grande Fake News da Esquerda: O perfil de um criminoso conhecido e famoso pela alcunha Lampião
Autor: Tiago Pavinatto
Editora: Grupo Almedina/Edições 70
Páginas: 135
Preço sugerido: R$ 39,00