Governo gaúcho “lamentou” negativa de Lula para receber suprimentos oferecidos pelo Uruguai para ajuda no resgate de vítimas
O governo do Rio Grande do Sul lamentou a recusa de ajuda oferecida pelo presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou. O “não” ao apoio do país vizinho foi anunciado pelo Ministério da Defesa, que alegou não ter logística para receber aeronaves no estado gaúcho.
“Recebemos a informação extraoficial de que o comando no Rio Grande do Sul achou que não era necessária”, explicou o secretário-executivo do governo do Rio Grande do Sul. José Henrique Medeiros Pires. “Ressalvo que podem existir razões que desconheço. De qualquer maneira, lamento”, completou o secretário.
A resposta oficial do governo Lula foi dada pelo ministro José Múcio. Ele disse que o país já contava com uma aeronave de grande porte para realizar os resgates.
“O Brasil possui a aeronave KC 390 que atende a necessidade dos transportes, pois pousa em pista menor e transporta maior carga. O trabalho de resgate e apoio humanitário vem sendo feito com 243 embarcações e drones das Forças Armadas”, escreveu o ministério comandado por José Múcio.
Argentina também ofereceu ajuda ao governo brasileiro
Além do Uruguai, a Argentina também apresentou uma oferta de colaboração ao governo brasileiro. No pacote, o presidente Javier Milei incluiu o envio de policiais, especialistas em logística, ajuda humanitária, mergulhadores, purificadores de água e profissionais da saúde. Ainda não há resposta oficial do Ministério da Defesa sobre a ajuda argentina.
Uma resposta
UMA OPORTUNIDADE DE OURO !