Search
Close this search box.

Após acordo com governo, viagens de Uber devem ficar mais caras

Renda

Acordo entre governo e empresários deve encarecer viagens dos clientes de Uber e 99

O governo Lula nunca escondeu o desejo de taxar as empresas de transporte por aplicativo. Nessa queda de braço, houve até ameaça de substituir as atividades de Uber e 99 pelos serviços dos Correios. Apesar de desistir de transformar os motoristas em CLT (carteira assinada), a gestão petista agora está bem perto de aumentar a arrecadação com um projeto de regulamentação da categoria que será enviado nos próximos dias ao Congresso.  

Acordo com governo prevê contribuição para o INSS

Nesta semana, o Ministério do Trabalho e Emprego disse ter fechado um acordo com os empresários do setor para compor um “texto regulatório”.  A principal novidade do projeto de lei será a entrada dos motoristas na categoria dos autônomos, com previsão de remuneração mínima e contribuição para o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social).

De acordo com a proposta – que agora precisará de aval do Congresso Nacional – a contribuição previdenciária seria de 27,5%, sendo 20% do total recolhidos pelo contratante e 7,5% pelos trabalhadores.

O resultado da nova regulamentação será inevitável. Com mais impostos à vista, os clientes deverão pagar mais caro pela corrida. Já os motoristas serão descontados dos ganhos brutos para cobrir o seguro social. As novas regras também visam garantir uma remuneração mínima, que seria de R$ 1.412 mensais (o valor atual do salário mínimo federal).

O texto do PL que chegará primeiro à Câmara dos Deputados também acaba com a liberdade das corridas. De acordo com o texto, o máximo permitido das corridas diárias será de 12 horas para “assegurar a segurança do trabalhador e do usuário”.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aproveite 20% OFF