Search
Close this search box.

Apagão: Ministro de Lula joga parte da culpa em privatização da Eletrobras

Eletrobras

Em entrevista coletiva para esclarecer os motivos do apagão nacional, o ministro Alexandre Silveira elogiou o sistema de transmissão do país, mas concordou com a primeira-dama em dar parte da culpa à privatização da Eletrobras

O ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou durante entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (15) que o apagão ocorrido em 25 estados mais o Distrito Federal foi um acontecimento “raro”. Silveira declarou ainda que, embora o sistema elétrico opere “de forma redundante”, nem assim foi possível evitar a queda no fornecimento de energia.

“O incidente foi extremamente errado. Trabalhamos com um sistema n – 1. Ou seja, com duplicidade. Como se fosse um avião, com dois sistemas hidráulicos, duas turbinas…Já se sabe, no entanto, que um dos eventos ocorreu no Ceará e o segundo, ainda não temos certeza se ocorreu na região do Xingu. 

Na entrevista, o ministro Alexandre Silveira ainda adiantou que acionará o Ministério da Justiça e a Agência Brasileira de Inteligência para investigar se houve porventura alguma intervenção criminosa no sistema de transmissão.  

“A ONS não poderá dizer se foi falha humana, técnica ou se houve dolo (crime). Estou acionando o Ministério da Justiça para que a Polícia Federal apure com detalhes o que poderia ter ocorrido além de diagnosticar onde ocorreu”, adiantou.

No decorrer da coletiva, o ministro também foi questionado se a pane no sistema teria alguma relação com a privatização da Eletrobras. A especulação havia sido citada pela primeira-dama Janja Lula Silva, em uma postagem no Twitter.

“Todos sabem que sou contra a privatização. A Eletrobras é uma empresa estratégica e sua privatização foi feita em 2022, em ano eleitoral. Portanto, o que a primeira-dama disse foi um fato. A privatização – embora tenha falado que o sistema esteja preparado – foi prejudicial para o sistema. Foi ruim”, comentou Silveira

Mais cedo, Janja havia postado que “A Elebrobras foi privatizada em 2022, sugerindo que a pene ocorrida no sistema e que gerou o apagão nacional seria culpa do governo Bolsonaro.

Apagão 2023: Paradoxo BR antecipou culpa jogada na “privatização da Eletrobras”

Antes mesmo da postagem de Janja, o Paradoxo BR publicou em sua seção de colunistas que o apagão sofrido hoje no Brasil seria jogado nas costas da privatização da Eletrobras. De fato, a consolidação da privatização ocorreu em 2022, mas as discussões no Congresso demoraram mais de um ano.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *