Search
Close this search box.

Apagão 2023: Brasil é forçado a importar energia da Argentina

Apagão

Em virtude do recente apagão ocorrido em quase todos os estados brasileiros, o governo Lula precisou comprar energia da Argentina e Uruguai para atender à demanda. PF foi acionada para investigar causas

 

O apagão que deixou quase todo o Brasil sem energia elétrica no último dia 15 de agosto teve um desdobramento caro para o país. Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), foi necessária a importação de fornecimento da Argentina e Uruguai para compensar o problema.

Dos argentinos, o Brasil adquiriu 215 megawatts, enquanto as hidrelétricas uruguaias forneceram 40 megawatts para suprir as perdas brasileiras.

Os dados foram divulgados na reunião do Programa Mensal da Operação (PMO). O relatório apontou que o governo federal contava com saldo necessário para efetuar a transação em caráter de emergência. A necessidade de importação foi excepcional, e interrompeu um ciclo de exportação que o Brasil fazia para esses mesmos países que deram suporte ao sistema nacional após o apagão.

Apagão virou inquérito sigiloso na PF

Na última terça-feira (22), o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, informou que a Polícia Federal abriu inquérito para apurar as causas do apagão em 25 estados, mais o Distrito Federal. Como de costume com recentes casos, a PF disse que o inquérito correrá em sigilo.

De acordo com a direção da corporação, serão investigados possíveis casos de sabotagem no sistema.

Até o momento, a única informação concreta (ainda que hipotética) seria que a interrupção de energia teria sido causada por uma pane na subsidiária da Eletrobras (alvo de pesadas críticas do governo Lula por conta da privatização) no Ceará.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *