Search
Close this search box.

André Mendonça pede vista e paralisa julgamento do Marco Temporal Indígena no STF

STF

André Mendonça (STF) pediu vista para analisar melhor o recurso que irá determinar se o marco temporal indígena deve obedecer à Constituição Federal de 1988

O ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça, solicitou mais tempo para analisar o recurso que analisa o chamado Marco Temporal Indígena. O placar momentâneo do STF está 2 a 1 contra a constitucionalidade da lei. Votaram contra Alexandre de Moraes e Edson Fachin. Já Nunes Marques é favorável à atual legislação.

O que é o marco temporal?

O marco temporal determina que as demarcações de terra indígenas são válidas somente até a data de promulgação da Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988. Sendo assim, os nativos só poderão reivindicar propriedades que estiverem dentro dessa linha do tempo.

André Mendonça dá “fôlego” à oposição

Como o Paradoxo BR mostrou, uma matéria legislativa relacionada ao marco temporal indígena também está em tramitação no Congresso. O  PL 490 foi aprovado no último 31 de maio pela Câmara dos deputados por 283 votos a 155 e agora aguarda votação no plenário do Senado. Se confirmado na principal casa legislativa, o projeto de lei ainda terá de ser sancionado pelo ‘presidente’ Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *