Dados do Fórum Brasileiro de Segurança alertam para aumento da criminalidade na Amazônia, com forte presença de Comando Vermelho e PCC
Enquanto o governador do Amazonas tenta fechar uma parceria com a Amazon.com, alegando que a gigante do varejo on-line “roubou” o nome da região para fins comerciais, o crime organizado não tem tomado conhecimento das autoridades na região.
Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 22 facções com alto poder financeiro e de fogo têm dominado os estados que compõem a região, ampliando os ganhos com a rota do tráfico. De acordo com levantamento divulgado nesta semana, 59% da população local habitam municípios com forte dominância do crime. Entre as facções que atuam na região, destaque para Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC) – ambos com forte presença em quase todo o Brasil.
Um reflexo da forte presença das facções na Amazônia aparece no quesito de mortes violentas intencionais. De acordo com o Fórum, o índice chegou a 33,8 crimes por cada 100 mil habitantes – marca 45% superior à média nacional. A região da Amazônia possui atualmente 772 municípios, com um total de 26 milhões de habitantes.
Governo Lula recebeu a “Dama do Tráfico” do Amazonas e ainda bancou passagens
Como o Paradoxo BR mostrou, o Ministério da Justiça e Segurança Pública recebeu em duas oportunidades neste ano Luciane Barbosa Farias, esposa do líder do Comando Vermelho na Amazônia, condenado a 31 anos de prisão por tráfico e lavagem de dinheiro. Luciene ainda teve as passagens pagas de Manaus a Brasília pelo Ministério dos Direitos Humanos.