Estado de São Paulo já contabiliza 300 casos de dengue por cada 100 mil habitantes
A principal força econômica do país acaba de entrar em situação crítica. Nesta terça-feira (5),o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) decretou estado de emergência em todos os municípios em virtude do crescimento exponencial de casos de dengue. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a média atual está em 300 casos confirmados da doença para cada 100 mil habitantes.
Segundo o painel de monitoramento da pasta, São Paulo acumulou, até segunda-feira (4/) 138.259 casos confirmados de dengue. Com uma população de pouco mais de 44,4 milhões, isso significa que há 311 infecções em um grupo de 100 mil paulistas.
Atualmente, 116 municípios do estado trabalham em regime de epidemia. Com mai 4 óbitos contabilizados em 4 de março, São Paulo já completou 122 mortes por dengue em 2024. Somente a capital paulista já registrou 32,5 mil casos de dengue e 2 falecimentos, de acordo com o painel de monitoramento de arboviroses da Secretaria Estadual da Saúde (SES).
Governo paulista organizou “mobilização estadual” contra a dengue
Na última sexta-feira (1), o governo paulista realizou o “Dia D de Mobilização Estadual” em seus 645 municípios paulistas. A ação contou com a participação das secretarias estaduais da Saúde e da Educação e integrantes da Defesa Civil e Exército Brasileiro.
A secretária estadual da Saúde em exercício, Priscilla Perdicaris, deu detalhes sobre a ação do governo Tarcísio.
“As ações para os municípios com maior número de casos da doença incluem também a disponibilização de mais de 600 equipamentos de nebulização, com suporte de equipes técnicas apoiando na desinsetização. Estamos avaliando semana a semana a evolução dos casos e, junto com os municípios, fazemos treinamento técnico para que eles consigam ampliar a capacidade de sua rede local de atendimento e realizar o trabalho de limpeza nos bairros”, explicou.
Dicas de prevenção contra a dengue:
1 Uso diário de repelente
2 Eliminar focos de água parada
3 Instale telas em janelas
4 Aplicar inseticidas e larvicidas
Sintomas da doença
1 Febre alta repentina
2 Dor de cabeça
3 Dor no corpo
4 Dor nas articulações
5 Fraqueza
6 Dor atrás dos olhos
7 Manchas vermelhas na pele