Alemanha fornece poderio bélico para Zelensky impedir avanço russo pelo espaço aéreo. Governo alemão já havia investido US$ 3 bilhões no sistema de defesa ucraniano em maio
As Forças Armadas da Ucrânia poderão contar a partir de agora com 64 mísseis de operação terra-ar para combater eventuais ataques aéreos russos. Os equipamentos modelo Patriot foram cedidos pelo governo da Alemanha nesta sexta-feira (16).
O fornecimento do armamento é a segunda colaboração germânica ao presidente Volodymyr Zelensky no intervalo de um mês. Em maio, a Ucrânia recebeu US$ 3 bilhões para fortalecer sua defesa contra a invasão russa.
Alemanha aprova entrada da Ucrânia na OTAN
O ministro da Defesa da Alemanha, Boris Pistorius, disse durante reunião dos aliados em Bruxelas, na Bélgica, que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) poderá facilitar a entrada da Ucrânia no bloco.
“Há sinais crescentes de que todos serão capazes de concordar com isso”, afirmou Pistorius, destacando que os EUA podem colaborar para que os ucranianos entrem na OTAN sem o processo de candidatura formal.
Como o Paradoxo BR mostrou, a OTAN começou a organizar nesta semana o maior treinamento de sua história. Com a participação de 25 países, o evento Air Defender 23 acontece no espaço aéreo alemão até o próximo dia 23.