Agronegócio de SP volta a contratar em abril, e se recupera das perdas da pandemia. Turismo também surpreende no feriado de Corpus Christi e atrai quase 1 milhão de visitantes aos municípios do interior paulista, com destaque para o circuito das Águas
O agronegócio do estado de São Paulo voltou a surpreender os analistas, apesar do instável mercado de trabalho brasileiro. Segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego, o mês de abril terminou com saldo positivo entre contratações e demissões, com 3,8 mil empregos formais – número que representa alta de 1,1% sobre março. No ano passado – ainda afetado pelos efeitos da pandemia – o saldo havia sido negativo, com o fechamento de 1.800 vagas.
Agronegócio e turismo dão boas notícias ao governo Tarcísio
De acordo com governo de São Paulo, os bons resultados foram gerados pelo plantio de cana de açúcar, atividades de apoio à agricultura, milho, café e atividades de apoio à produção florestal.
Segundo a vice-presidente do Instituto Agronômico de São Paulo, Regina Célia de Matos Pires, fatores como preparo, adubação, combate a pragas e disponibilidade hídrica favoreceram o crescimento do setor.
A Secretaria de Estado de Turismo informou que a movimentação de turistas durante o feriado de Corpus Christi superou as estimativas dos analistas. Segundo a pasta, o estado recebeu 2,7 milhões de turistas no período – 18% acima do esperado – contabilizando movimentação financeira de R$ 5 bilhões. As cidades mais procuradas foram Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro. No total, os municípios receberam 800 mil turistas – maior índice já registrado pela Secretaria.