Agricultura digital e obras de infraestrutura foram os temas da viagem do governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) a cidade de Campinas nesta terça-feira (11).
Em dois eventos, o governador de São Paulo anunciou o lançamento de uma linha de crédito de R$ 80 milhões para obras de infraestrutura viária, e ainda participou da inauguração do Centro de Ciência para o Desenvolvimento em Agricultura Digital.
Segundo o governo de São Paulo, as obras começarão com recapeamento e intervenções para melhoria do sistema de drenagem da Avenida Brasil, no centro do município.
De acordo com o governo paulista, a execução será garantida por meio da Linha Desenvolve Municípios, que financia investimentos para o desenvolvimento sustentável das cidades. A linha de crédito também permite que prefeituras financiem projetos de infraestrutura.
“Essa obra é muito importante para o município de Campinas e será muito útil para melhorar a qualidade da vida do cidadão, que vai ter mais conforto e segurança, além de diminuir o tempo de viagem nessa região”, afirmou Tarcísio.
A Linha Desenvolve Municípios conta com taxa de juros a partir de 0,25% ao mês, acrescidos de Selic.
Agricultura Digital chega ao interior paulista
O segundo compromisso do governador na cidade de Campinas envolveu o lançamento do Centro de Ciência para o Desenvolvimento em Agricultura Digital (SemeAr).
A unidade, segundo o governo de São Paulo, será voltada ao desenvolvimento de ferramentas digitais para ampliar a produção e a produtividade agrícola de maneira sustentável, integrando a rede de Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCDs) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
“O pequeno agricultor precisa dessas ferramentas, porque ele tem um papel fundamental para garantir a segurança alimentar. Vai ser muito interessante ver a produtividade aumentando com o uso da tecnologia”, destacou o governador.
Com o Projeto SemeAr, o objetivo é acelerar a transformação digital do agronegócio brasileiro, levando serviços de fazenda inteligente para os pequenos e médios produtores rurais