Search
Close this search box.

Agência Espacial da China lança nave rumo ao lado oculto da Lua

Lua

China deve pousar no lado oculto da Lua em julho, afirma agência espacial

Nas primeiras horas desta sexta-feira (3), um foguete Longa Marcha-5 decolou do Centro de Lançamentos de Wenchang rumo ao misterioso lado oculto da Lua. A previsão é de que o projétil cumpra a missão de posicionar a nave Chang’e-6 em direção ao satélite natural terrestre, em uma missão que deve durar cerca de 60 dias.

O chefe da missão lunar chinesa, Wu Weiren, declarou que a principal tarefa da nave será coletar amostras do solo da Bacia do Pólo Sul-Aitken – região do corpo celeste que fica posicionada, de forma permanente, do lado oposto ao planeta Terra. 

“Coletar e retornar amostras desse lado distante da Lua é uma tarefa sem precedentes. Por enquanto, nós sabemos muito pouco sobre essa região lunar. Se a missão da Chang’e-6 for bem-sucedida, nós teremos as primeiras evidências para a composição do lado mais distante do satélite terrestre”, afirmou o cientista.

Índia chegou ao lado oculto da Lua em 2023

Em 2020, a Chang’e-5 se tornou a primeira nave a pousar e extrair material da Lula em 44 anos. No ano passado, por sua vez, a Índia conseguiu pousar pela primeira vez no lado oculto da Lua graças à bem-sucedida viagem da Chandrayaan-3.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *