Pesquisa Genial/Quaest aponta que brasileiros não aprovaram anulação de provas da Lava Jato contra Lula pelo STF
Anulação de julgamentos. Fim da prisão em segunda instância. Suspensão de acordos bilionários de leniência ligados à Operação Lava Jato. A série de decisões cruciais do Supremo Tribunal Federal foi tema de um levantamento feito pela Genial/Quest divulgado neste domingo (3).
Para 74% dos 2 mil brasileiros entrevistados entre os dias 24 e 27 de fevereiro pelo instituto, as recentes deliberações dos ministros do STF têm incentivado a prática de corrupção. Já 14% dos participantes que participaram do levantamento disseram que a esfera mais alta do judiciário não tem qualquer influência na prática dos crimes. Por fim, 12% não souberam responder à questão. A margem de erro da pesquisa Genial/Quest é de 2.2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
STF anulou provas da Odebrecht a pedido da defesa de Lula
Como o Paradoxo BR mostrou, o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, decidiu anular em setembro de 2023 todas as provas ligadas ao acordo de leniência entre o Ministério Público Federal e a Odebrecht (atual Novonor). O fundador da empreiteira, Emílio Odebrecht – assim como seu filho, Marcelo – foram réus confessos.